Instruções do Aplicativo: FlowState
Para que serve este programa?
O aplicativo "FlowState" foi desenvolvido para otimizar a organização de suas tarefas, projetos e ações diárias. Ele proporciona clareza sobre:
- Qual é a sua próxima ação mais importante.
- Em qual área da vida você está focando.
- Quais áreas demandam mais atenção para alcançar o equilíbrio.
- Como criar e consolidar hábitos positivos em sua vida.
- Como monitorar seu progresso.
Funciona como um sistema de gestão pessoal completo, alinhando suas atividades do dia a dia com seus sonhos, objetivos maiores e propósito de vida.
Como usar a Página Principal (Index)
A página principal é o coração do aplicativo, onde você adiciona e gerencia suas tarefas.
1º Campo: Ação
- Insira sua tarefa. Se não tiver uma lista pronta, comece adicionando as tarefas que você precisa fazer hoje e amanhã.
- Dica: Tarefas que já são hábitos consolidados (ex: escovar os dentes, tomar banho) não precisam ser listadas, pois você já as realiza automaticamente. No entanto, se você está no processo de criar um novo hábito (ex: "Vou começar a correr diariamente"), é recomendado anotá-lo. Se já corre diariamente, sem falta, não precisa anotar.
2º Campo: Prioridade
- Defina a prioridade da tarefa, sendo "1" a mais importante para você. Não se preocupe em excesso: você pode alterar a prioridade a qualquer momento. O programa focará em destacar sua próxima ação mais prioritária. Se duas tarefas tiverem a mesma prioridade numérica, a que foi adicionada mais recentemente será considerada a de maior prioridade entre elas. Ao adicionar uma tarefa diária, você pode deixar o campo de prioridade em branco, pois essa tarefa é adicionada em uma lista separada: o checklist diário.
3º Campo: Área da Vida
- Campo de seleção fixa, vinculado à "Roda da Vida" — uma ferramenta para analisar onde você direciona sua atenção e o que precisa de desenvolvimento.
- Apesar de opcional, esse campo oferece clareza e contribui para o equilíbrio da vida.
- Estão listadas 12 áreas importantes:
- Atividades Geradoras de Renda: Tudo o que você faz com o objetivo de obter retorno financeiro. Pode ser um trabalho formal, um projeto próprio, uma venda eventual ou algo que está em construção.Exemplos: "Montar apresentação para o cliente", "Editar vídeo para canal monetizado".
- Necessidades Fisiológicas: São as bases da sobrevivência humana: alimentar-se, dormir, ir ao banheiro, ter relações sexuais. Normalmente, não são registradas porque já acontecem de forma natural e automática. No entanto, quando falham, a importância fica evidente. Este campo serve apenas para lembrar da importância; ao ocorrer algum desses exemplos, resolva-o primeiro.Exemplos: "Quem passa fome não consegue pensar em nada até resolver essa questão", "Noites mal dormidas prejudicam todo o resto do seu dia", "Intestino desregulado pode gerar cansaço inesperado e prejudicar a produtividade", "Falta de água costuma gerar dor de cabeça e outras consequências", "Falta de sexo pode tirar seu foco das coisas importantes".
- Saúde: Vai além da ausência de doenças. Inclui práticas de autocuidado, exercícios, terapias, massagens, estética, contato com a natureza, alimentação, limpeza do ambiente e saúde emocional. Marque nesta área as atividades relacionadas ao bem-estar.Exemplos: "Consulta com dermatologista", "Caminhada no parque", "Fazer Yoga", "Tomar banho de sol", "Limpar o quarto".
- Lazer: Momentos que trazem leveza, alegria e prazer. Inclui assistir filmes, sair com amigos, praticar um hobby, jogar, passear, viajar.Exemplos: "Sessão de pintura", "Noite de jogos com amigos", "Ler um livro de romance", "Dançar".
- Estudo: Ampliação de conhecimento e habilidades para crescimento pessoal ou profissional. Marque nesta área toda forma de aprendizado: cursos, leituras, vídeos educativos, materiais, pesquisas. Exemplos: "Investimentos" é geradora de renda, "dançar" é lazer, "relacionamento e comunicação" é convívio; porém, se tiver na frente "Estudar sobre...", todos eles podem ser marcados nesta área.
- Espiritualidade: As inspirações, ideias e soluções surgem com facilidade quando você está conectado. O desenvolvimento da sua espiritualidade alinha o seu cotidiano com um propósito de vida maior, o qual realça o seu brilho existencial. Marque nesta área tudo o que te conecta com seu interior e com algo maior: meditação, oração, contemplação, gratidão, práticas de conexão com o divino, introspecção.Exemplos: "Meditar por 10 minutos", "Inserir pausas entre atividades para fazer respiração profunda", "Agradecer por tudo que conseguiu realizar antes de dormir".
- Convívio: Relacionamentos e interações humanas. Comunicação, empatia, cuidar, fazer conexão com família, amigos, colegas, comunidade.Exemplos: "Almoço com minha mãe", "Ligar para um amigo distante", "Participar de um evento social".
- Organização: Tudo flui melhor quando está organizado. Colocar ordem no ambiente físico, na rotina, nas finanças, na mente ou nos sistemas. Organização traz clareza, facilita o dia a dia e faz a energia circular com mais leveza. A manutenção e a conservação também entram nesta categoria.Exemplos: "Organizar o quarto, o escritório ou a mesa de trabalho", "Planejar a agenda da semana ou estabelecer metas", "Disposição das coisas", "Arquivos e pastas do computador e do drive".
- Melhorias: Para alcançar o resultado esperado, é necessário um grau de habilidade. Iremos aprimorar o que já fazemos; todas as áreas da vida podem ser desenvolvidas. Pequenos ajustes que, acumulados, fazem enorme diferença. Pode ser técnica, equipamento, processo ou comportamento. Nesta área, o que vale é a ação com a intenção de melhorar.Exemplos: "Comprar computador novo, uma faca de boa qualidade, uma cadeira mais confortável", "Trocar de academia para outra de alta performance", "Mudar de casa para diminuir o tempo de deslocamento".
- Automação / Terceirização: Ganhar tempo e eficiência delegando ou automatizando tarefas. Pode envolver tecnologia, contratação, divisão de tarefas ou uso de IA. Verifique em qual área você tem mais tarefas e qual poderia ser automatizada ou delegada. Depois, execute essas ações que irão remover a sobrecarga e lhe trarão mais tempo livre para o que realmente importa.Exemplos: "Agendar posts via ferramenta automática", "Contratar assistente físico/virtual".
- Servir: Ações altruístas, sem expectativa de retorno, pelo bem coletivo. Pode ser com pessoas, animais, natureza ou causas maiores. Quando deixamos de buscar apenas o benefício próprio e começamos a agir pelo bem do próximo, o mundo muda radicalmente. O ato altruísta libera hormônios como a ocitocina, conhecida como o "hormônio do amor" ou "hormônio do vínculo". Isso gera bem-estar, prazer e fortalece os laços sociais — tanto para quem faz quanto para quem recebe. É aqui que se encontra a verdadeira realização.Exemplos: "Ajudar vizinho idoso", "Fazer reciclagem do lixo residencial", "Reflorestar", "Ser voluntário".
- Querer: Realização de desejos, vontades, aquisições materiais e conquistas pessoais. Onde existe desejo, existe possibilidade de realização. Marque nesta área as tarefas que têm forte ligação com um desejo. Ou você pode fazer uma análise inversa: fazer a lista de desejos e, depois, verificar as ações necessárias para atingi-los.Exemplos: "Planejar viagem dos sonhos", "Comprar instrumento musical".
4º Campo: Sub-área
- Campo opcional para uma organização ainda mais detalhada. Ao contrário do campo "Área", você pode preenchê-lo livremente com suas próprias palavras. É um campo personalizável para facilitar a identificação ao visualizar a planilha. Assim, na lista de ações, você poderá filtrar e/ou ordenar.
- Exemplo: Para a tarefa "Escrever um livro", a "Área da Vida" pode ser "Geradora de Renda" e a "Sub-área" poderá ser "Livro". Isso permite filtrar e visualizar tarefas relacionadas a um projeto específico.
5º Campo: Tipo de Tarefa
- Campo opcional de escolha fixa, para categorizar e auxiliar na organização das tarefas. As cinco categorias são:
- Comunicação: Tarefas que envolvem interação com outras pessoas, como vendas, marketing, atendimento ou relacionamento.Exemplos: "Responder mensagens", "Reuniões com clientes", "Criar campanhas de marketing", "Conversar com parceiros".
- Produtiva: Atividades criativas e práticas que resultam em algo novo — é o momento de "colocar a mão na massa". O foco está na criação, mesmo que envolva comunicação.Exemplos: "Escrever um livro", "Gravar um vídeo", "Produzir um post", "Criar um design", "Pintar um quadro".
- Operacional: Tarefas automáticas ou repetitivas, que não exigem raciocínio, apenas execução prática.Exemplos: "Lavar louça", "Peneirar terra", "Exercícios físicos", "Limpeza", "Comer", "Locomover", "Reformar casa".
- Análise: Ações que envolvem pensamento, reflexão, entendimento ou tomada de decisão. Exigem foco mental e clareza para tomar decisões ou absorver o conteúdo.Exemplos: "Estudar um assunto", "Planejar o mês", "Escolher um fornecedor", "Entender um problema", "Um manual".
- Cuidar: Tarefas voltadas ao cuidado com pessoas, animais ou ações voluntárias. Envolvem afeto, presença e dedicação, nutrindo a alma, fortalecendo vínculos e relações humanas ou com o mundo.Exemplos: "Cuidar de um familiar", "Alimentar os pets", "Apoiar alguém emocionalmente", "Atuar em um projeto voluntário", "Autocuidados".Dica: Tarefas de análise geralmente causam exaustão mental se continuadas por muito tempo, além de frequentemente exigirem longos períodos sentado. Vale a pena revezá-las com tarefas operacionais para ganhar produtividade sem forçar.
6º Campo: Natureza da Tarefa
- Este campo ajuda a identificar se uma tarefa é para "Criar Hábito" (algo que você pretende fazer diariamente) ou "De Embalo" (que exige um preparo e esforço inicial para começar). Se você tem tarefas que não consegue executar, é provável que sejam "De Embalo". Para executá-las, é recomendável começar pelo "Mise en place" e focar cem porcento até que a "engrenagem rode". Após pegar o ritmo da ação, deixe fluir, evite interrupções e não "corte o embalo". Para alcançar um objetivo, é fundamental adquirir bons hábitos por meio da repetição.
7º Campo: Frequência
- Campo opcional, mas útil para diferenciar tarefas diárias das demais. As opções são:
- Única Vez
- Período Único (para projetos contínuos, como escrever um livro ou criar um aplicativo que pode durar meses)
- Diária
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal
- Anual
- Personalizado (ex: a cada X dias/semanas/meses)
8º Campo: Data de Início
- Este campo não se aplica a tarefas que você executa e finaliza no mesmo dia. Ele serve para detalhar a recorrência da sua tarefa:
- Para tarefas semanais: Especifique o Dia da Semana (ex: "Segunda-feira", "Terça e Quinta").
- Para tarefas personalizadas, quinzenais, mensais ou anuais: Insira a data de início (ex: "Dia 15", "01/01/2026").
- Para tarefas únicas ou de período único com data marcada: Informe a data específica.
9º Campo: Quantidade a executar por dia
- Defina quantas vezes a tarefa deve ser executada em um dia, se aplicável.
10º Campo: Motivação
- Um dos campos mais importantes, embora não seja de preenchimento obrigatório. Se você costuma procrastinar uma tarefa, preenchê-lo pode ser crucial. Descreva o valor da tarefa, o que ela trará e o que você sentirá ao completá-la, relembrando o "porquê" de realizá-la.
11º Campo: Informações Adicionais
- Utilize este campo para anotações extras ou detalhes específicos da tarefa.
12º, 13º e 14º Campos: Link 1, Link 2, Link 3
- Opções para adicionar links externos ou de arquivos do seu drive que sejam relevantes para a tarefa.
Botão de marcação para agendar no Google Agenda
Opção para integrar a tarefa ao seu Google Agenda.
Botão final para adicionar Ação
Para salvar sua nova tarefa.
Funcionalidades Adicionais (Menu Superior)
Após adicionar uma ação, a tarefa com a maior prioridade (menor número) será destacada no topo da página principal para que você a conclua. No menu superior, você encontrará outras páginas:
Checklist Diário
- Lista todas as tarefas diárias para auxiliar na criação de hábitos. Você pode definir a quantidade de vezes que a tarefa deve ser repetida ao longo do dia. Por exemplo: 'Beber água 4 vezes ao dia' ou 'Alongamento 2x ao dia'. Ao clicar no '+', você marca a execução. Se a quantidade executada atingir a quantidade definida, a tarefa é marcada como concluída. O registro de conclusão é zerado diariamente para um novo acompanhamento. Se uma tarefa for concluída 81 vezes em um período de 90 dias, ela é movida para 'Hábitos Criados'.
Próximas Ações
- Exibe tarefas não diárias. Você pode alterar prioridades, a ordem de exibição ou filtrar por categoria. Ao ser concluída, a tarefa sai desta lista e é movida para "Ações Concluídas".
Hábitos Criados
- Lista das ações diárias que foram concluídas 81 vezes em um período de 90 dias.
Ações Concluídas
- Lista de todas as ações não diárias que foram finalizadas.
Roda da Vida
- Ilustra as ações não diárias concluídas em um gráfico, organizadas por área da vida. Mostra onde seu foco está e quais áreas precisam de desenvolvimento para alcançar o equilíbrio. Você pode ajustar o período de análise. Abaixo do gráfico há uma tabela da área da vida que contabiliza também as tarefas diárias concluídas.
Comparar Roda
- Apresenta dois gráficos da Roda da Vida lado a lado, comparando os últimos 30 dias com o período de 31 a 60 dias anteriores. Isso permite visualizar sua evolução e os ajustes necessários. Abaixo do gráfico há duas tabelas da área da vida, que mostram a quantidade de tarefas executadas no mês passado comparado com este mês.
O Porquê?
- Página opcional que serve como guia para alinhar suas ações diárias com seus ideais e objetivos futuros. É recomendado dedicar tempo a esta página e salvar após o preenchimento.
Alertas
- Primeiro Alerta: Surge se você não concluir a tarefa de maior prioridade (destacada como a próxima ação) por dois dias. Recomenda o preenchimento do campo "Motivação" para relembrar a importância da tarefa.
- Segundo Alerta: Se a mesma tarefa não for concluída após mais um dia, surge um segundo alerta, recomendando "destrinchar" a ação em pequenos passos e oferecendo um link para a página "Destrinchar Ação".
- Alerta da Roda da Vida: Avisa para desenvolver as três áreas da vida que tiveram menores números de ações.
Destrinchar Ação
- Ajuda a quebrar tarefas complexas ou não realizadas em uma sequência de pequenos passos, como um roteiro de execução. Após a conclusão da ação, o detalhamento permanece salvo para consulta futura.
Detalhe das Ações
- Lista para consultar os detalhes das ações que foram destrinchadas.
Sobre o Idealizador
- Informações sobre o criador do programa e sua inspiração.
Instruções (esta página)
Informações sobre o uso do aplicativo.
Calendário
Página de preenchimento automático para tarefas com datas definidas. Tarefas de recorrência semanais, mensais, anuais e personalizadas só exibem o próximo dia de execução, para não poluir o calendário.
Use o FlowState como um espelho que revela onde você tem investido sua energia e como um mapa que o orienta a agir com propósito. Com constância, ele se torna um aliado poderoso na construção de uma vida mais consciente, equilibrada e significativa. Ao cultivar ações alinhadas com sua essência, você ativa naturalmente os hormônios do bem-estar — como a dopamina, a serotonina, a endorfina e a ocitocina — promovendo saúde, clareza mental e vitalidade. O equilíbrio não é apenas emocional; é também químico e nasce das escolhas que você faz todos os dias. Perceba por si mesmo como a produtividade se eleva, as tarefas se concluem com mais agilidade e os resultados se multiplicam — tudo ao focar, com clareza, apenas na próxima ação. Com a ajuda do FlowState, emergirá uma nova versão de você: mais sábia, forte, determinada, consciente e iluminada. O que você construirá a partir de agora estará bem fundamentado e mais sólido, pois as ações estarão alinhadas com o seu propósito de vida, graças às escolhas conscientes das prioridades das ações. Alinhando-se também com amor, sucesso, abundância, saúde, alegria, bons relacionamentos e todas as coisas boas da vida, a roda da vida automatizada mostrará o caminho para atingir o equilíbrio.